Um espaço para navegarmos na linguagem da Arte. O verso que se encontra repetida vezes é do poeta Jorge de Lima - emprestado de sua obra maior, Invenção de Orfeu (1952) –, que sintetizou a premissa da 29ª Bienal de São Paulo. E agora, novamente emprestada por mim. O meu desejo com esta ferramenta educacional, é navegarmos juntos. E num futuro próximo, concretizemos nossos sonhos. E porque não, começarmos em nossas aulas? Boa viagem!!! Márcia Cunha - Professora de Arte
quinta-feira, 25 de abril de 2013
EXERCÍCIOS PARA A PROVA DE REPOSIÇÃO
ENEM/FUVEST
Leia atentamente o texto abaixo:
O que provocou esta revolução da mancha de cor? Não o sabemos e o próprio Manet decerto não lhe previu as implicações. Tudo leva a crer que ele sentiu a urgência de criar um novo estilo como resposta ao desafio da fotografia. O “lápis da natureza”, inventado um quarto de século antes, confirmara a verdade objetiva da perspectiva renascentista, mas estabelecera um nível de representação exata a que nenhuma imagem feita à mão poderia aspirar. Era preciso salvar a pintura da competição com a máquina fotográfica. (JANSON, 1996, p. 356). Refletindo sobre a relação entre a invenção da fotografia e a pintura moderna, analise as afirmações abaixo.
I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições, etc.
II. Apesar dos esforços dos artistas para reinventar a pintura no século XX, a invenção da fotografia e, posteriormente, do cinema faz com que a pintura seja gradualmente aposentada e torne-se inexpressiva na Arte Moderna.
III. Por ser apenas um meio de reprodução mecânica da realidade, não podemos classificar a fotografia como uma forma de arte propriamente dita.
É correto o que se afirma apenas em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.
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